Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  26/04/2011
Data da última atualização:  08/07/2011
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do.
Afiliação:  TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP.
Título:  Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011.
Idioma:  Português
Notas:  Número especial.
Conteúdo:  RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
Palavras-Chave:  Aprendizagem colaborativa; Collaborative learning; Information and communication technologies; Interactive content production; Modelos; Produção de conteúdos interativos; Tecnologias de informação e comunicação; Web 2.0.
Thesaurus Nal:  Education.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/33155/1/Aprendizagem.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPTIA15692 - 1UPCAP - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 34
Primeira ... 12 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoTORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011. Número especial.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 2
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
2.Imagem marcado/desmarcadoMANTOVANI, A. C. di M.; AMARAL, S. Avaliação preliminar da utilização de imagens AVHRR/NOAA na detecção de desmatamento no pantanal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, p. 1683-1690, out. 1998. Edição especial. Título em inglês: Preliminary assessment of AVHRR/NOAA data to detect deforestation in the Pantanal.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
3.Imagem marcado/desmarcadoPEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do. Proceso de aprendizaje asistido por tecnologías virtuales. In: CONGRESO SOCIEDAD DIGITAL, 2., 2011, Madrid. Espacios para la interactividad y la inmersión: actas. Madrid: ICONO14, 2011. p. 314-321.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
4.Imagem marcado/desmarcadoPEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do. Perspectivas da televisão digital na construção coletiva de conhecimento. In: CONFERÊNCIA IADIS IBERO-AMERICANA WWW/INTERNET, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings... Algarve: Iadis, 2011. p. 369-372. IADIS 2011.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
5.Imagem marcado/desmarcadoPEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do. Educação e comunicação: novas práticas para promover inserção social e digital. In: SANZ, A. M. G.; ROCHA, J. M. de S. (Ed.). Las TIC en la enseñanza: diversas formas de dar apoyo al aprendizaje. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2012. p. 171-177.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
6.Imagem marcado/desmarcadoPEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. do. A Educomunicação na Pedagogia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades: anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; Manaus: UFAM, 2013. p. 1-15. Intercom 2013.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
7.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade: proposta de modelo. In: SEMINÁRIO SOBRE "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO" POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI, 7., 2013, Campinas. Paradoxos, limites e possibilidades: anais. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2013. p. 286-295.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
8.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade: proposta de modelo. In: SEMINÁRIO SOBRE "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO" POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI, 7., 2013, Campinas. Paradoxos, limites e possibilidades: anais. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2013. p. 54.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
9.Imagem marcado/desmarcadoAMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F. (org.). TV digital na educação: contribuições inovadoras. Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2011. 314 p. ill.
Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
10.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade. Revista InovaEduc, Campinas, n. 02, ago. 2013. Não paginado.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
11.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Microcontenido educativo para aprendizaje con movilidad: propuesta de modelo de producción. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 2. p. 921-938.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
12.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Microcontenidos educativos para elaprendizaje móvil. In: CONGRESO SOCIEDAD DIGITAL, 2., 2011, Madrid. Espacios para la interactividad y la inmersión: actas. Madrid: ICONO14, 2011. p. 13083-1388.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
13.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Microconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvel: proposta de modelo de produção baseado nas linguagens híbridas. In: BENEVENUTO JÚNIOR, A. (Org.). Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências. Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013. p. 127-143.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
14.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Microconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvel: proposta de modelo de produção baseado nas linguagens híbridas. In: BENEVENUTO JÚNIOR, A. (Org.). Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências. Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013. p. 297.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
15.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Educational microcontent for mobile learning virtual environments. Creative Education, v. 5, n. 9, p. 672-681, May, 2014.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 2
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
16.Imagem marcado/desmarcadoAMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (org.). Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012. 37 p. ill.
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
17.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do; SILVA, L. C.; ARAÚJO, I. C. Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. In: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012. p. 48-61. Artigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
18.Imagem marcado/desmarcadoCOMUNELLO, E.; SALTON, J. C.; TOMAZI, M.; AMARAL, S. S. W. G. Análise geoestatística da condutividade elétrica aparente do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária em Mato Grosso do Sul. In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 530-538
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
19.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Bibliotecas digitais e dispositivos móveis: acesso a novos espaços de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social anais... Maceió: UFAL, 2011. Não paginado.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
20.Imagem marcado/desmarcadoSOUZA, M. I. F.; SANTOS, A. D. dos; AMARAL, S. F. do. Infraestrutura tecnológica e metodologia de produção de conteúdo para TV digital interativa - uma proposta para a Embrapa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2009, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2009. p. 1-25.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 34
Primeira ... 12 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional